2010 | coreografia para prédios, pedestres e pombos

Projeto em parceria com a cineasta Paola Barreto e com uma equipe de cerca de 20 artistas e técnicos. Onze bailarinos realizaramm uma série de intervenções coreográficas “camufladas” na praça do Largo do Machado e imediações.

A performance é uma composição em tempo real, na qual os bailarinos seguem uma série de diagramas de movimentação, previamente ensaiados, mas compõem somente no instante da apresentação uma partitura coletiva, em interação com os pedestres, a arquitetura e as situações imprevisíveis do momento. Os movimentos resgatam ações ordinárias, como o gestual urbano cotidiano e os fluxos de tempo dos pedestres, de forma que os bailarinos misturam-se aos “ocupantes” da praça, confundindo a distinção entre quem está ‘atuando’ e quem está ‘vivendo’.

Estas intervenções performáticas foram gravadas diariamente durante 2 meses, constituindo um imenso banco de imagens do cotidiano do bairro.
Foram adicionadas à imagens feitas e transmitidas em tempo real  ao café do Instituto Oi futuro, e todo material foi editado, sonorizado e projetado em uma performance de “cinema ao vivo”, simultânea à performance das praça.

O público pode escolher a forma de assistir ao espetáculo:  na praça, ao nível do chão, em meio aos performers;  no café do Oi Futuro, vendo a mixagem ao vivo das imagens e sons; na torre da Igreja, com binóculos e mp3, escolhendo seus próprios enquadramentos,  ou pelo streaming via internet.

Coreografia para prédios, pedestres e pombos pretende lançar um olhar atento sobre o Largo do Machado, sua arquitetura e seu  paisagismo, seus frequentadores, seu cotidiano, suas memórias passadas e presentes, e contribuir para uma redescoberta do potencial poético do espaço público. Afirmar a rua como espaço de experimentação, valorizando a experiência cotidiana e a construção do comum e da comunidade como potência poética.

concepção e direção de coreografia: Dani Lima
concepção e direção de Videoinstalação: Paola Barreto
em cena: Alice Ripoll, Ana Pi, Átila Calache, Eléonore Guisnet, Gimena de Mello, Ibon Salba, Juliana Medella, Luar Maria, Luciana Costa, Thiago Gomes e Tony Hewerton
assistência de coreografia: Laura Samy
edição de vídeo: Alexandre Antunes
fotos: Thiago Britto, Paola Barreto, Lola Vaz, Dani Lima,
vídeos: Thiago Britto, Alexandre Antunes, Paola barreto
assistência de edição: Lucas Canabravo
trilha sonora e engenharia de som: David Cole
câmera: Thiago Britto e Guilherme Guerreiro
direção de produção: Verônica Prates
produção executiva: Isa Avellar

coreogthere.blogspot.com

  • Flickr

    CPPPCPPPCPPPCPPPCPPPCPPPCPPPCPPP