atividades compartilhadas | março e abril de 2012

A Cia Dani Lima foi contemplada com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural de Manutenção de Grupos e Companhias de Dança. O patrocínio tem possibilitado o desenvolvimento do trabalho da companhia durante os anos de 2011 e 2012, promovendo a continuidade de suas atividades regulares, a circulação do seu repertório, a realização de intercâmbios multidisciplinares e de atividades de formação e pesquisa, além da produção e difusão de uma nova criação. Dando continuidade às atividades compartilhadas de 2012, a Cia Dani Lima segue partilhando gratuitamente, com profissionais do corpo e da cena, seu treinamento regular. As vagas são limitadas e é necessário se inscrever mandando um BREVE currículo para o e-mail danilimaresidencia@gmail.com.
Inscrições abertas para as aulas de Andrea Jabor e Dani Lima até 4 de Fevereiro. As aulas de Marcela Levi e Esther Schorr Raphael, só serão aceitas inscrições de pessoas já familiarizadas com seus trabalhos.
Local: Rua Joaquim Silva 56 , 10° andar, Lapa, Espaço Companheiro das Artes

Março e Abril/ quartas e sextas de 9 às 10:30 hs
Andrea Jabor | Arquitetura do Corpo em Movimento
A aula propõe libertar a expressão e o ser dançante de cada um ao investigar como o corpo em movimento reflete nosso estado de espírito, nosso pensamento e nossa forma de estar presente no espaço. O objetivo é entrar em contato consigo (seu corpo, sua percepção interna, sua dança) e com o outro (pelo toque, condução e improvisação), através de exercícios de contato-improvisação, jogos lúdicos e ritmos dançantes, para despertar a expressão espontânea do corpo e encontrar fluência e ritmo na arquitetura do corpo em movimento.
Andrea Jabor é coreógrafa, bailarina e diretora da cia. Arquitetura do Movimento, que completa 11 anos. A companhia possui um repertório com mais de 10 espetáculos apresentados no Brasil e na Europa. Andrea também trabalha como diretora de movimento e preparadora corporal para teatro e cinema. Tem Graduação pela “School for New Dance Development”, Amsterdam, Pós-graduação em dança pela UniverCidade/RJ e especialização pelo “Laban Centre” de Londres. Recentemente concluiu uma trilogia e pesquisa sobre as matrizes da dança do samba. www.andreajabor.com.br

Março e Abril/ quintas de 9 às 10:30 hs
Dani Lima | Ferramentas para improvisação e composição de movimentos
Experimentações, improvisações, jogos e composições instantâneas buscarão estimular o acesso ao imaginário, o domínio de ferramentas diversas, a diversificação da palheta gestual, a autonomia, a capacidade de escuta e de concentração e a prática coletiva.
Dani Lima é bailarina, coreógrafa e diretora da Cia Dani Lima, com a qual tem produzido diversos espetáculos e atividades desde 1998, circulando nacional e internacionalmente. Professora do Curso de Dança da UniverCidade – RJ e mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, publicou o livro “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues”. Colabora com vários artistas e grupos de dança, teatro, circo e artes visuais.

Março
segundas de 9 às 10:30 hs |Esther Schorr Raphael | Feldenkrais
terças de 9 às 10:30 hs | Marcela Lei | Treinamento Grotowsky

# grupo de estudos
O grupo de estudos começou suas atividades em 2 de maio de 2011, com encontros semanais, sob a coordenação de Silvia Soter. O objetivo do grupo é estudar a respeito do gesto, a partir da variedade de compreensões e práticas que encerram este conceito.
Quarta, dia 7 de março de 2012, de 10 às 12 hs – Encontro com a filósofa Luisa Buarque. Discussão sobre o texto “Notas sobre o gesto”, de Gorgio Agamben
Para acompanhar a bibliografia e as discussões do grupo de estudos, assim como as atividades partilhadas e o processo de pesquisa e criação do projeto 100 gestos, acessar http://100gestos.blogspot.com/
http://www.facebook.com/pages/100-Gestos