Soma_LAB: Corpo, Movimento e Coletividade l

+++ Soma_LAB: Corpo, Movimento e Coletividade

Retiro Imersivo. Colaboração com Paulo Mantuano e Julio Cesar Lage.
Um convite para um mergulho profundo na consciência corporalizada, com base na educação somática, em práticas de movimento e na conexão com a natureza e com o coletivo. Uma jornada experimental com ferramentas práticas em direção a uma vida mais plena e conectada. Uma imersão onde os participantes são convidados a acessar seus padrões de movimento, de pensamento e de relacionamento, e a entrar em contato com diversas capacidades intra e interpessoais, tais como receptividade, doação, confiança, empatia, permeabilidade, adaptabilidade e transformação.
A prática convida a navegar no ambiente externo aguçando a percepção das cores, texturas,formas, sonoridades e energias da natureza, e também a investigar a paisagem interna de cada uma/um, ganhando intimidade com as camadas, os sabores e as qualidades de cada subjetividade corporal. O cuidado de si e do outro, a integração corpo-mente-espírito e a expressividade dos gestos pessoais são favorecidos através de diferentes tipos de experiências propostas:

๏ Práticas de movimento, de toque e de contato;
๏ Rastreamentos da sensopercepção – estados psicofísicos de presença;
๏ Caminhadas e vivências a céu aberto;
๏ Conversas e leituras;
๏ Celebrações na pista de dança;
๏ Anatomia Experiencial
๏ Espaços para o vazio, contemplação, nado e fogueira.

Público alvo: Qualquer pessoa com um mínimo de experiência prévia em trabalhos de corpo e movimento, incluindo atores, terapeutas, bailarinos, contateiros…

Anatomia sensível

Desde 2016 Dani vem se dedicando ao estudo de anatomia experiencial, fazendo a Formação do Educador Somático pela abordagem Body-Mind centering ™. Com a necessidade de aprofundar e partilhar seus estudos, desenvolveu grupos de estudo e oficinas com enfoques e formatos variados ao longo destes anos, incorporando os estudos de anatomia à sua prática de dança.

++ CORPORALIZAR ++ Laboratórios de Anatomia Sensível

Nós somos o nosso corpo. Sentimos, percebemos, aprendemos e nos expressamos nele e com ele, neste processo vivo e contínuo de relação com tudo o que nos cerca. Aprender a reconhecer nossos corpos, sensações, percepções, ações e reações é um caminho para a auto-regulação e para aumentar a potência de vida que nos habita a todxs.
Os Laboratórios de Anatomia Sensível são encontros práticos de estudos e explorações do corpo, com enfoque na corporalização das estruturas anatômicas. Vamos experienciar estados de presença e de movimento, de conexão com a senso-percepção e de integração corpo-mente, em diálogo com as comunidades celulares que nos habitam.
Este trabalho investe na reapropriação do corpo sensível, rearticulando nossos pensamentos à materialidade de nossa natureza – nossas células, nossos tecidos, nossas estruturas – ossos, músculos, fluidos, órgãos, glândulas, ligamentos…., acreditando nas potência das práticas sensíveis do corpo para nos estimular a habitar nossos corpos diferentemente, em outros modos de saber-sentir, abrindo espaço para imaginarmos novos possíveis.

Grupo de Estudos em Anatomia Experiencial RJ

Em colaboração com Andrea Jabor, Maria Elvira Machado, Patrícia Caetano e Rodrigo Maia.
Compartilhamento de sessões de estudo em Anatomia Experiencial e Movimento Somático a partir dos princípios do Body-Mind Centering™. Mover estruturas e fluxos anatômicos, repadronizar percepções, imaginar na poeira das sensações pré-cognitivas, inventar ficções no corpo, viver potências vibráteis, dançar com os fluidos, as membranas, as sinapses nervosas, as fáscias, os processos embriológicos, os ossos, os músculos, as glândulas.

Corpo_LAB: gesto, percepção e presença

Laboratório de corpo e de dança, com enfoque na senso-percepção, na exploração de estados físicos de presença, na gênese do movimento a partir dos diferentes sistemas anatômicos do corpo, das relações de espaço, tempo, peso e tônus,   do encontro do corpo com suas sensações e emoções; do contato com outros corpos.
Através da prática de educação somática, Body-Mind Centering™, dança contemporânea e contato-improvisação, esta oficina experimenta a vivência exploratória e livre do corpo e do movimento, o resgate do imaginário, a escuta pessoal e do outro, a prática coletiva, o bem estar e a integração do corpo-mente
Público alvo: bailarinos, atores, curiosos do corpo e do movimento, com alguma experiência de corpo prévia, de qualquer espécie.

GIRO

A respiração é uma ponte de comunicação direta entre o mundo interno e o mundo externo. Ela é o trilho-guia e o termômetro das nossas interações e relações com a vida. Alterações de qualquer ordem no ambiente interno do corpo-mente-espírito afetam o ritmo e a qualidade desta comunicação, assim como alterações no ambiente externo do mundo no qual estamos inseridos afetam sempre e primeiramente a respiração, podendo restringí-la, acelerá-la, ralentá-la, expandí-la … Bloqueios respiratórios podem levar ao adoecimento e morte das células, podendo conduzir a disfunções e distúrbios diversos, tanto físicos quanto emocionais e psíquicos. GIRO é uma prática que alia minha experiência em Gyrokinesis com educação somática e anatomia sensível. Estimula a conexão da respiração com o fluxo de movimento, trabalha o fortalecimento do core e a flexibilização da coluna, propondo a circulação das energias estagnadas ao longo do eixo central. Convida o corpo a mover-se tridimensionalmente com fluidez e gentileza, seguindo os fluxos, as pulsações e as espirais do corpo, ajudando a liberar músculos, tecidos e orgãos, e facilitando a autorregulação da respiração e o equilíbrio homeostásico do corpo-mente-espírito. É uma prática boa para habilitar as estruturas de suporte do corpo, para expandir os espaços internos e a respiração e para regular o Sistema Nervoso Autônomo.