2006 | Encontros imediatos

Alkantara (Lisboa) + Panorama de Dança (Rio de janeiro)

Entre 2005 e 2006, os festivais Alkantara (Lisboa) e Panorama de Dança (Rio de Janeiro) organizaram um projeto com a duração de um ano, no qual artistas e teóricos de diferentes contextos culturais trabalhavam juntos e se debruçavam sobre temas como interculturalismo, negociação cultural e criação/apresentação de arte em contextos distintos. Os trabalhos foram criados a partir do encontro de duplas formadas por artistas vindos de diferentes contextos culturais.

O Encontro Lisboa foi a primeira etapa do projecto Encontros 2005-2006. Ao longo de três semanas, doze participantes juntaram-se em Lisboa para trocar experiências, trabalhar nas suas criações e debater os temas em análise. Participaram, sob o acompanhamento de Bojana Cvejic:

– Miguel Pereira (Portugal) e Karima Mansour (Egito)
– Filipa Francisco (Portugal) e Idoia Zabaleta (Espanha – País Basco)
– Cláudia Müller (Brasil) e Cristina Blanco (Espanha)
– Dani Lima (Brasil) e Sodja Lotker (Sérvia / República Checa)
– Gustavo Ciríaco (Brasil) e Andrea Sonnberger (Áustria / Alemanha)
– João Galante e Ana Borralho (Portugal) – o projecto incluíu uma residência no Japão e contou com a participação do artista japonês Atsushi Nishijima

Os participantes voltaram a se encontrar no Rio de Janeiro em novembro de 2005 para mais um período de trabalho, seguido de apresentações dos work-in progress no Panorama de Dança. A terceira etapa do projeto deu-se em Lisboa, com os encontros finais e apresentações no contexto do projeto Encontros Imediatos III do Alkantara festival 2006.

O projeto resultou na realização da performance “Estratégia nº 1: entre”, um desdobramento do work-in-progress “Please choose”, com criação e interpretação de Dani Lima, dramaturgia de Sodja Lotker e colaboração de Marcela Levi e Felipe Rocha.

fotos Felipe Rocha, Rodrigo Lamounier, Dani Lima
vídeo Rodrigo Lamounier, Mônica Prinzac, Maria Caritas