2014 | Gestos Ordinários | Coleção CDPA 2014

Gestos Ordinários | Coleção CDPA 2014 é um inventário de gestos composto especialmente para Inhotim e dialoga com ideias presentes em todos os museus – o colecionismo, a catalogação, a memória. Traz em sua raiz a extensa pesquisa de Dani Lima sobre o gesto em colaboração com a Cia de Dança do Palácio das Artes.

“Ao ser convidada para criar uma intervenção coreográfica com a Cia. de Dança Palácio das Artes em Inhotim, fiquei me perguntando como o corpo e a dança poderiam produzir experiências sensoriais e estéticas ligadas à vivência ativa do espaço e da natureza com a mesma potência que as obras de arte e a obra botânica e paisagística de Inhotim o fazem. Somou-se a esta inquietação o desejo de inventariar gestos, desejo que norteia meu trabalho há alguns anos, e de criar uma espécie de “museu do gesto”, onde seria possível observar certos parâmetros do corpo e do movimento sendo replicados e transformados, e captar, por detrás das semelhanças explícitas, as diferenças invisíveis entre os objetos repetidos de uma mesma série.

Onde começa um gesto? O modo como nos colocamos de pé já não contém um humor, um projeto sobre o mundo, um gesto? Um corpo, mesmo imóvel, já não revela a especificidade da “performance” que ele inicia, em que as informações que se processam nele se dão a ver com todas as implicações culturais, sociais, éticas e políticas que lhe são implícitas? Esta coleção de gestos, criada em parceria com a CDPA, parte desta premissa. É composta de gestos ordinários, fundadores do nosso ser-estar no mundo e aposta que cada gesto comporta seu próprio real, gerado nas relações que o corpo tece com o peso, com o espaço, com o tempo, com o movimento, com outros corpos, com o olhar do outro, com o contexto…. “

Dani Lima| Julho 2014

Direção e concepção: Dani Lima
Assistente de direção: Patricia Werneck
Criação e interpretação: (bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes) Alex Silva, Andrea Faria, Ariane de Freitas, Beatriz Kuguimiya, Camila Oliveira, Christiano Castro, Claudia Lobo, Cristiano Reis, Eder Braz, Fernando Cordeiro, Igor Pitangui, Ivan Sodré, Lair Assis, Lina Lapertosa, Lívia Espírito Santo, Lucas Medeiros, Lucas Roque, Mariangela Caramati, Naline Ferraz e Paulo Chamone.
Figurino: Marco Paulo Rolla
Assistência de figurino: Cristina Rangel
Trilha sonora:
Concepção: Dani Lima, Patricia Werneck e Rodrigo Marçal
Direção Artística da Cia de Dança Palácio das Artes: Cristina Machado

A Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) é referência na história da dança em Minas Gerais e do Brasil. A Companhia se integra aos outros corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado – Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais – em espetáculos cênico-musicais e também desenvolve repertório próprio de dança contemporânea. A investigação, a diversidade de seus intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade são os pilares da produção artística deste grupo. Seus espetáculos estimulam o pensamento critico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.